Liberdade e responsabilidade
Liberdade e Responsabilidade Pessoal
Núcleo Gerador 1 – Direitos e Deveres
DR1 – Liberdade e Responsabilidade Pessoal
Formadores da Área:
Dr. Arlindo Mariquinhas
Dra. Cândida Ferreira
Sumário
Introdução / Pág. 3
Liberdade e Responsabilidade / Pág. 4
Liberdade segundo perspectivas filosoficas / Pág. 5-6
Direitos e Deveres / Pág. 7
Direitos e Deveres do consumidor / Pág. 8
O exercicio da liberdade / Pág. 9
O bem individual e o bem comum / Pág. 10
Conclusão / Pág. 11
Bibliografia/Referências bibliográficas / Pág. 12
Introdução
Este trabalho insere-se na área de Cidadania e Profissionalidade e que tem como finalidade a reflexão da seguinte questão: Liberdade e Responsabilidade Pessoal.
Neste trabalho vou abordar em 1º lugar o tema da liberdade e da responsabilidade.
1. Liberdade e Responsabilidade
A palavra liberdade vem da origem latina (libertas) que significa independência. Diferentemente, a palavra responsabilidade vem do latim (respondere) e significa ser capaz de comprometer-se.
Filosoficamente, a liberdade diz respeito a uma capacidade humana para escolher ou decidir racionalmente quais os actos a praticar e ser capaz de os praticar mesmo com coacções externas. A vivência da liberdadade é de carácter racional, pois os homens devem pensar nas causas e consequências dos seus actos e na forma como vão ser realizados. Esta liberdade não é absoluta, é condicionada e situada. Condicionada porque intervêm no seu exercício, múltiplas condicionantes físicas, psicológicas, historicas, culturais, etc. Situada, porque se realiza dentro da sociedade em que vivemos. Todas as nossas acções são resultado das circunstâncias e das nossas próprias características. A liberdade reside em se poder dizer sim ou não, quero ou não quero. Nada nos obriga a ter apenas um percurso. Podemos abrir, pela nossa vontade, outras vias. A liberdade consiste entao, na capacidade de pensar o que queremos fazer. Ora isto implica que