Entrevista para produção textual
Idade: 23 anos
Formação:
* Licenciatura plena em Matemática, concluído em 2010. * Pedagogia – Cursando 4º semestre. * Pós-graduação em Metodologia do Ensino de Matemática e Física – Cursando.
Entrevista
1) Como você realiza seu trabalho em sala de aula?
Como trabalho em uma escola do Estado de São Paulo, utilizo as apostilas elaboradas por ele, visto que em alguns momentos ela se torna vaga optei por empregar livros didáticos como complemento.
Apesar de buscar sempre inovar as minhas aulas ainda é muito utilizo o quadro e giz, no entanto a metodologia varia conforme o conteúdo. Em alguns momentos é possível o uso de recursos diversificados, como o lúdico. Utilizo jogos na fixação de alguns conteúdos, assim como no entendimento de determinados conceitos, estes na maioria das vezes são adaptações de jogos conhecidos.
Em geometria há softwares que podem ser utilizados para complementar as aulas, entretanto ainda não tive a oportunidade de utilizá-los, pois na escola em que trabalhava anteriormente não foi possível organizar os alunos para terem acesso a esses programas durante minhas aulas. E neste ano as apostilas ainda não trouxeram estes conteúdos, entretanto pretendo utilizá-los.
2) Seu método de trabalho se aproxima mais do tradicional ou do histórico crítico?
Infelizmente em alguns momentos as aulas se assemelham ao método tradicional ao relacionarmos a resolução de exercícios. Não acredito que isso seja tão ruim, pois faz com que os alunos tenham a experiência de resolvê-los por si só, no entanto o modo de ensinar é visivelmente diferente, procuro sempre explicar aos alunos de forma que entendam as operações e não apenas as reproduzam mecanicamente. Acredito que seja importante que o aluno compreenda os motivos para se aprender matemática, qual a importância dela na sua vida, em sua história. Desse modo, acredito que estou caminhando para o método histórico-crítico.
3) Em sua opinião, qual a