Liberdade ou Segurança
Analisando o texto, logo pensamos no caso de Carlitos e consideramos num primeiro olhar, um absurdo sua escolha.
Tocqueville buscou os conceitos de liberdade através dos conflitos que surgiram durante a Revolução Francesa, aonde remete à queda do poder monárquico e o surgimento da democracia moderna. O que mais espantou Tocqueville foi à forma violenta e devastadora que ocorreu esse processo. As pessoas estavam em busca da liberdade e certa igualdade que a tal democracia oferecia.
Alguns questionamentos foram levantados por ele, pois não compreendia como uma revolução que buscava e defendia a liberdade levou a esse grande Terror (assim chamado). Sua obsessão por absorver mais desse assunto que aborda a liberdade, igualdade e relacionando também motivos de segurança, o fez escrever livros que relataram os fatos do seu próprio país. Porém, isso não é à toa, já que sua família vivenciou este momento de conflito na França.
Mas, ele não parou por aí. Os temas que remetem a igualdade e liberdade entre homens e mulheres, fez Tocqueville viajar para a ex-colônia americana da Inglaterra, que passou a ser chamada de Estados Unidos da América após a conquista de sua independência em 1789. Há uma relação entre os fatos ocorridos na França e nos EUA. Iniciado treze anos mais cedo nos EUA, um projeto social que associava a liberdade e igualdade. E era exatamente isso que chamava a atenção dos franceses, pois era como se os americanos tivessem achado a fórmula de associar igualdade de condições com liberdade de ação e expressão.
A viagem de Tocqueville tinha um objetivo específico: conhecer a organização das prisões. Pois, a jovem nação era muito falada por sua experiência com a democracia, direitos civis e de liberdade. Ele anotou informações importantes, que remetiam o comportamento da sociedade: os conceitos que formavam para eleger seus representantes, os interesses próprios que defendiam em associações, crenças que seguiam, como se comportavam