Liberdade de expressão
Liberdade de expressão, censura ou opinião, são apenas alguns dos termos utilizados para justificar as agressões dessa nova sociedade.
Esse direito serve para garantir as vozes dissonantes, a multiplicidade dos pensamentos, independentemente das forças que operam o Estado, porém muita das vezes, a liberdade de expressão é usada para camuflar a manifestação preconceituosa contra minorias étnicas, sociais, religiosas e culturais, prática também conhecida como: discurso de ódio, que além de ir contra os princípios da liberdade de expressão não assegurando o direito a pluralidade, mata.
Mas ainda vivemos em uma democracia. Sendo assim, o exagero da liberdade trará consequências. Existem leis para punir alguns tipos de difamação, porém muita das vezes o poder judiciário não realiza de forma coerente sua função. Querer ter o direito assegurado passando por cima de tudo e todos, isso não é a democracia que os seguidores de Voltaire tanto pregam que vivem.
E quando a gente vê um sujeito em pleno debate político presidencial dizendo “Vamos enfrentar essa minoria. Vamos enfrentá-los, não vamos ter medo”. Ele incita o pior no ser humano, o ódio ao outro e não temos dimensão do que isso pode acarretar. Afinal, se ele pensa isso, muitos outros também pensam e ganhar respaldo nacional para “enfrentar” uma minoria é algo muito perigoso. É um pensamento segregador que vai aos poucos ganhando força e é um retrocesso na conquista da