liberalismo e republicanismo
Diferencie o Liberalismo do Republicanismo em relação a :
1 ) Conceito de liberdade : a ) Conceito Liberal : Querem a liberdade sem que haja a interferência do Estado , este devendo ser sistematicamente limitado . Seria então uma visão política racional e esclarecida, permitindo às populações das sociedades modernas desfrutar da propriedade e da felicidade individuais, com a condição de que o Estado as deixa exercer sem reservas os instintos naturais que as impelem às modificações. Desejam serem livres, sem a insegurança nem ingerência inútil, querem que o Estado as deixe em paz, querem o direito de ir aonde quiser, ser livre pra pensar o que quiser, de dizer o que quiser, de se associar com quem quer que esteja disposta a fazê-lo, assim por diante no que se refere a todas as liberdades tradicionais.
b ) Conceito Republicano : Os republicanos assimilam ao fato de não estarem submetidos à ingerência do outro segundo a sua vontade, ao fato de estar colocado ao abrigo de tal ingerência. A liberdade de uma pessoa, equivale ao fato dela não estar submetida ao poder que o outro tem de prejudicá-la, ao fato de não ser dominada pelo outro. Liberdade como ausência de dominação. Assim, o republicano aceita que o Estado, de acordo com a lei, possa intervir na vida do cidadão, sem que isso tire a sua liberdade como indivíduo. Uma boa lei é considerada uma fonte de liberdade.
2) Ao voto :
a) Conceito Liberal : Segundo o modelo liberal, o eleitor deve exprimir sua preferência numa classificação global de opções e em cada caso adotar o comportamento que mais manifesta sua preferência política. Eles votam para deixar registrado seu julgamento quanto à melhor opção para o conjunto da sociedade, segundo os critérios que julgam apropriados. Seria o modelo de voto de julgamento.
b) Conceito Republicano: O voto é importante porque é um ato que faz os cidadãos participarem dos negócios do governo, que os leva a formar e a experimentar uma opinião refletida