O estado republicano
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de mostrar o que é um Estado Republicano, o surgimento do Estado Republicano, os ideais republicanos, Republicanismo e Liberalismo, e muito mais, veja a seguir.
O que é um Estado Republicano?
O Estado Republicano é um Estado participativo, onde os cidadãos, organizados em sociedade civil, participam da definição de novas políticas e instituições e do exercício da responsabilidade social. E também é um Estado que depende de funcionários governamentais que embora motivados por interesse próprio, estão também comprometidos com o interesse público e tem uma capacidade efetiva de reformar instituições e fazer cumprir a lei.
O Estado republicano é viável no contexto de uma sociedade civil ativa na qual são observados os princípios da democracia liberal, social e participativa ou deliberativa. Os Estados Republicanos difere de um país para outro, refletindo sua história e sua cultura, mas compartilham alguns valores e instituições básicos e comuns.
O surgimento do Estado Republicano Os mesmos fatores que geraram o Estado Social - Liberal( a crise do Estado Social - Democrata), a Revolução da Informática, a Globalização e a equivocada resposta Ultra - Liberal a tais fenômenos, estão nos bastidores do surgimento do Estado republicano. O Estado Social - Liberal e o Estado Republicano são a mesma coisa. No entanto, quando se fala de Estado Republicano refere - se à capacidade do Estado não apenas de garantir direitos civis, políticos e sociais, mas também de garantir direitos republicanos e ao fazer isso, de se proteger do controle privado. O conceito de um Estado republicano refere-se ao surgimento de direitos republicanos e ao reaparecimento do republicanismo. Essa linha normativa não conflita com a linha histórica. Ao contrário, elas se reforçam mutuamente. Os desenvolvimentos históricos apontam nessa direção, e os desafios que a ação coletiva enfrenta atualmente exigem