Diferencie Liberalismo e Republicanismo
A)Liberdade negativa e Liberdade positivo, conceitue.
Liberdade negativa é entendida como a não-interferência do poder do Estado sobre as ações individuais: o indivíduo é o mais livre quanto mais o Estado deixar de regular a sua vida. A falta de restrições é, portanto, diretamente proporcional ao exercício da liberdade negativa.
Liberdade positiva é definida como ter o poder e os recursos para cumprir suas próprias potencialidades e para controlar e determinar suas próprias ações e destino. É a noção de liberdade como auto-realização, em oposição a liberdade negativa, que é a liberdade de contenção externa. O conceito de liberdade positiva também pode incluir a liberdade de constrangimentos internos.
B) Lei:
As liberdades negativas são aquelas que defendem o indivíduo contra o abuso de poder, reafirmando a individualidade de cada cidadão perante o Estado, um exemplo melhor assim seria o jus naturalismo.
As liberdades positivas são aquelas que dão ao indivíduo o poder de exercer plenamente os seus direitos fundamentais, e de ver concretizados os seus direitos sociais e econômicos perante o Estado, por exemplo, direito à saúde, educação, trabalho, um exemplo seria o jus positivismo.
C) Ao voto (Eleitores):
O liberalismo tinha eleitores como consumidores; concepção utilitarista e individualista do voto.
Republicanismo é que de vez de consumidores, os eleitores seriam “agentes de controle de qualidade” , ao votar deixam registrado seu julgamento quanto a melhor opção para o conjunto da sociedade
D) Aos ideais dos homens políticos:
No sentido do Liberalismo o político negocia com os grupos de pressão oriundos da sociedade e com aqueles com os quais se confrontam no parlamento. Como diz Pettit: “eles ajustam o preço”. “Negociando uns com os outros, os homens políticos representarão as preferências de seus eleitores, não serão reeleitos se não os levarem em conta, e cada um fará o melhor para satisfazer as