Liberalismo e educação - perguntas e respostas
1. Porque segundo o autor o capitalismo e sua ideologia, o liberalismo, mantiveram uma relação ambígua e ate conflituosa com a escola.
R: Por que, havia um apoio por partes do capitalismo na educação dos filhos da burguesia, mas quanto à educação dos filhos dos pobres, órfãos ou indígenas, isso não acontecia, a ordem era que as escolas fossem fechadas. Pois era um ensino oferecido pela igreja, um ensino mínimo aos pobres, isso era visto como ensino publico gratuito e não era aceito por parte dos liberais.
2. Qual o liberalismo que teria vingado no Brasil no final do sec.XIX, e por que isso teria acontecido?
R: Principio burguês da liberdade: Um liberalismo conservador, no momento da reforma eleitoral prevaleceu o poder politico dos conservadores, dos donos de terra da agricultura; pois esses homens dependiam do trabalho escravo para manter seu poder econômico. E não havia por parte deles nenhum interesse em mudar essa condição escravagista, nem tão pouco oferecer algum tipo de instrução. O importante para eles era manter a ordem e a conservação que prevalecia.
3. Indique, explique pelo menos duas diferença entre Mandeville,Smith, e Condorcet, sobre o papel da educação para o povo. Qual o papel do estado?
R: Mandeville : Era contra a instrução do homem pobre, ele achava que o individuo pobre devia ser alheio tudo. E não deveria ter acesso ao conhecimento, à educação, e que a educação não deveria ser gratuita.
R: Smith: Defendia a divisão do trabalho, e juntamente com isso uma educação mínima para todos ler, escrever e contar. Uma instrução que esta relacionada ao processo econômico, e as demandas do trabalho. Ele também defendia a educação gratuita.
R: Condorcet: Defendia a direito da educação plena do individuo pobre, o aperfeiçoamento real do homem, dar ao sujeito o poder libertador da instrução. Um ensino publico gratuito e obrigatório.
R: Recomendava-se a não intervenção do estado na economia. E que