Vigas
Prof. KhaledGhoubar
PRÉ DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO CONVENCIONAL
PROCEDIMENTOS FUNDAMENTAIS PARA O PRÉ‐DIMENSIONAMENTO DE UMA ESTRUTURA RETICULAR (pilares + vigas + lajes) DE CONCRETO ARMADO CONVENCIONAL:
A.1. Para se garantir a estabilidade e resistência dos elementos estruturais, de pilares, vigas elajes planas, deve‐ se saber ao menos:
1.1. As cargas atuantes, que são predominantemente verticais, nos pilares resultam em compressão, enquanto nas lajes e vigas resultam emcompressão(que tende a “encurtar” as peças), tração (que tende a “esticar” as peças), torção (que tende a “espiralar” as peças), eflexão(presença concomitante de compressão e tração, que tendem a “embarrigar” as peças). Por essas razões os critérios de cálculo são diferenciados;
PILAR VIGA
1
1.2.Observar que nos pilares– elementos estruturais verticais –temos de considerar a compressão axial, agindo no eixo vertical e que tende a encurtas e consequentemente esmagar a peça, e as flexões resultantes de esforços horizontais chamados de “empuxos”, por conta da ação dos ventos e de contenções laterais (arrimos, represas, etc.). Também deve‐se levar em conta a deformação que pode vir a ocorrer durante a compressão, pela excessiva esbelteza da peça, e que chamamos de “flambagem”. O concreto é um material excelente para a resistência à compressão, como aliás são todos os materiais da natureza (madeira, pedra, terra, ar e água).
PILARES
2
1.3. Observar que as vigas, bem como as lajes, elastêm comportamentos semelhantes entre e si e também são complementares na definição dos elementos estruturais horizontais. Os principais esforços que