VIGAS
ESTRUTURA
VIGAS DE ALMA CHEIA
Marcella Renata Silva Araujo de Sales
Vigas de alma cheia
A viga de alma cheia é aquela que não apresenta vazios em sua alma. A alma de uma viga é a porção vertical da sua seção. Quando uma barra horizontal, com apoio em suas extremidades é solicitada por cargas transversais ao seu eixo ela se deforma. Existem 4 tipos de vigas de alma cheia: Continuas, bi- apoiadas, em balanço e balcão.
Nas vigas continuas existem mais de dois apoios.Elas são hiperestáticas, apresentam uma compressão entre os momentos dos vãos e dos apoios. Tem esforços de compressão na parte superior e tração na parte inferior, ocorrendo o inverso nos apoios. Por convenção, os momentos que provocam tração na parte inferior são considerados positivos, e ao contrario, negativos.
As vigas bi- apoiadas tem característica de serem solicitadas por esforços de compressão na parte superior e tração na parte inferior.
Nas vigas em balanço, esses esforços são invertidos.
As vigas denominadas balcões são vigas que se projetam fora do plano, desenvolvendo em planta um arco ou poligonal, apoiando- se apenas em seus extremos. As vigas balcões alem de apresentarem os mesmos esforços das outras, sofrem também o esforço de torção.
Bibliografia
Rebello, Yopanan Conrado Pereira, 1949 – A Concepção Estrutural e a Arquitetura