Tga- visão holística
Holística, de Holos, grego, que significa inteiro, não fragmentado. Significa uma visão não-fragmentada do real, permitindo ao homem uma plena consciência, de todos os fatores envolvidos em cada situação, permitindo-lhe tomar a decisão certa, no momento certo.
Inicia-se um novo modelo de administração, que começa pelo resgate da auto-estima, tratando o funcionário como parceiro nas decisões, para que a visão do todo-parte-todo, comece a acontecer.
Até o surgimento da Teoria das Relações Humanas supunha-se que as pessoas trabalhavam somente porque precisavam.
A escola das Relações Humanas enfatizou o ser humano e as motivações, foi dada a idéia de que os empregados devem sentir-se bem, úteis e importantes no processo organizacional para que tenham eficácia, eficiência e produtividade.
Entretanto, prevalecia a lógica racional, de que o ser humano era apenas um dos vários elementos necessários ao alcance da eficiência administrativa, levava a uma motivação puramente econômica e técnica.
Nas organizações tradicionais com hierarquia rígida, acreditava-se que controlavam o comportamento das pessoas. As organizações eram verdadeiros instrumentos de dominação. Este paradigma vai alterando-se por meio da mudança cultural e aos poucos são estabelecidos novos conceitos:
.a criatividade começa a ser estimulada;
.a comunicação torna-se mais clara;
.há uma melhora nas relações interpessoais da equipe e lideranças;
.a administração passa a ser centrada no indivíduo, propiciando maior autonomia às pessoas e aos grupos.
O processo desenvolve-se por intermédio de um novo conceito: Holismo, que envolve uma grande mudança de mentalidade: ver as partes para ver o todo.
Na prática, ser holístico significa ouvir as opiniões de todos os interessados a fim de integrar na visão que precede o processo decisório o maior número possível, se não todos, de aspectos e variáveis de cada situação, além de desenvolver entre