Administração holística
CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO
MODELOS CONTEMPORÂNEOS DE GESTÃO
ADMINISTRAÇÃO HOLÍSTICA
CAMPINAS
2012
INTRODUÇÃO:
Uma empresa pode ser vista como um grande sistema, onde subsistemas menores interagem para fazer com que seja atingido um objetivo comum, que é a geração de resultados.
Se olharmos bem para área de processamento, poderemos verificar a existência de vários subsistemas interdependentes e interatuantes, tais como: fabricação, manutenção, almoxarifado, recursos humanos, e de forma auxiliar, os sistemas de informação e controle.
O paradigma holístico ainda é recente na prática administrativa das organizações e é através dele que se busca a revalorização do ser humano e sua integração com a organização e o meio-ambiente. Para isso é preciso alinhar os valores da organização e de seus colaboradores, algo de grande valia e que é pouco utilizado em outros modelos de gestão.
As organizações devem começar o processo de mudança para o modelo holístico reunindo seus colaboradores, expondo o projeto, o papel de cada um individualmente e em equipe, e o foco na melhoria contínua. Os objetivos só serão alcançados com a ajuda e envolvimento de todos. 1. INICIAÇÃO À VISÃO HOLÍSTICA
A ideia do holismo não é nova. Ela está subjacente a várias concepções filosóficas ao longo de toda a evolução do pensamento humano. Holística vem do grego holos, que significa "todo", "inteiro". Holística é, portanto, um adjetivo que se refere ao conjunto, ao "todo", em relações com suas "partes", à inteireza do mundo e dos seres.
Esse termo foi primeiramente empregado por Jan Smuts, pensador sul-africano no seu livro Holism and Evolution, publicado em 1925. Na concepção holística, não só as partes de cada sistema se encontram no todo, mas os