gestao empresarial
Turmas: 1º e 2º Semestres - Profa. Josiane
MUDANÇA NAS ORGANIZAÇÕES ATRAVÉS DAS TEORIAS E ESCOLAS DA ADMINISTRAÇÃO. (PLT.pgs.20 a 26)
O Trabalho seja formal ou informal, é uma atividade humana que se desenvolveu simultaneamente com os seres humanos no curso de um longo processo sócio histórico e cultural. Nesse sentido, com a intenção de planejar, distribuir, ordenar e controlar o trabalho, surgiram as organizações que, por sua vez necessitavam administrar esse processo de forma técnica e científica.
O Conceito de Administração, segundo Chiavenato (2011) é: Relação baseada na subordinação , ou seja, pessoas tem o comando de outras no exercício de uma função ou na prestação de serviço. Entretanto , esse conceito já está há muito ultrapassado pois, a administração enquanto ciência e técnica desenvolveu-se eficazmente na interpretação de objetivos organizacionais.
Assim sendo, conceituar administração significa dizer que são processos de planejar , organizar além do controle e liderança de pessoas e recursos organizacionais para atingir determinados objetivos.
Chiavenato (2011, p.33) define organizações como “unidades sociais ou agrupamentos humanos intencionalmente construídos e reconstruídos com o fim de atingir objetivo específicos”, e são responsáveis pela concretização do processo produtivo da sociedade. As organizações são caracteristicamente diferentes entre si: elas podem ser formais, ou seja, hierárquicas, com alta especialização de seus integrantes, normativas e reguladoras dos comportamentos que devem estar voltados para o alcance de objetivos. Podem ser lucrativas, sendo este o seu objetivo central, e têm como principais representantes as empresas. Estas são um tipo específico de organização, focada no lucro, reunindo e integrando recursos (humanos e técnicos) para isso.
Podem ser não lucrativas, voltadas para o bem-estar social, ou então governamentais