LIBANEO fichamento
Fichamento Citação
LIBÂNO, José Carlos. Uma escola para novos tempos. IN: Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: MF Livros, 2008. pp. 45-62.
Capítulo II
“As instituições escolares vêm sendo pressionadas a repensar seu papel diante das transformações que caracterizam o acelerado processo de integração e reestruturação capitalista mundial.” (p.45).
“... novas formas de funcionamento e reestruturação do capitalismo no quadro de um conjunto de transformações que vem sendo chamado de globalização. O modelo econômico segue a lógica da subordinação da sociedade às leis do mercado, visando à lucratividade, para o que se serve da eficiência, dos índices de produtividade e competitividade”. (p.46).
“O modelo econômico, conhecido por neoliberalismo, ter trazido consequências bastante prejudiciais às políticas sociais dos países e o empobrecimento da população, como tem sido reconhecido por alguns dos organismos internacionais, como Banco Mundial, e por empresários (...) Aqueles que não conseguirem competir formarão o segmento dos excluídos sociais (...) Sendo assim, o usufruto ou a falta da educação básica (...) passa a ser determinante da condição de inclusão ou exclusão social, porque o mercado de trabalho não aceita mais mão-de-obra não qualificada”. (pp.47,48).
“... Conforme o sociólogo francês Alain Tourraine (1995), estamos vivendo presentemente a passagem da sociedade industrial para a sociedade informacional. (...) Há, portanto, um papel insubstituível das escolas e dos professores de propiciar as condições intelectuais para toda a população, de modo a ampliar sua capacidade reflexiva e crítica em relação as condições de produção e de difusão do saber científico e da informação”. (pp. 48,49).
“... Isso significa, também, que menor ou maior acesso à educação escolar e a outros bens