Fichamento do Livro libaneo Cap. 5 e 6
O processo de ensino e o estudo ativo.
Neste capítulo, estudaremos como professor deve dirigir, estimular e orientar as condições externas do ensino de maneira que pela atividade dos alunos os conhecimentos e habilidades façam progredir seu desenvolvimento mental. A essa atividade cujo fim direto e específica é favorecer a aprendizagem ativa, demonimamos estudo ativo.
Neste capitulo será tratado os seguintes temas:
O estudo ativo e o ensino
A atividade de estudo e o desenvolvimento intelectual
Algumas formas de estudo ativo
Fatores que influem no estudo ativo
Estudo ativo e o ensino.
Aprendizagem é um processo de assimilação de conhecimentos escolares por meio da atividade propria do aluno. E também podemos dizer que é o estudo dos conteúdos das matérias e dos modos de resolver as tarefas práticas que lhes correspondem processo no qual os alunos vão desenvolvendo e modificando suas forças físicas e mentais. Os conteúdos representam o elemento determinante em torno do qual se realiza a atividade de estudo. A aprendizagem é antes, um processo no qual elas vão desenvolvendo e modificando suas forças físicas e mentais por influência de conhecimentos e atividades vindos de fora, da experiência humana acumulada pelas gerações ao longo da História.
O estudo é atividade cognitiva do aluno por meio de tarefas concretas e prática, cuja finalidade é a assimilação consciente de conhecimento, habilidades e hábitos sob direção do professor. Através da assimilação de conhecimento e habilidades ocorre o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas como percepção das coisas, o pensamento, a expressão do pensamento por palavras, o reconhecimento das propriedades e relações entre fato e fenômenos da realidade.
É necessário reafirmar que todo estudo ativo é sempre precedido do trabalho do professor: é necessário, também, que o professor esteja atento para que o estudo ativo seja fonte de auto-sastisfação para o