Rendimento Da Cal 1
Byler Frohner; Edegar Kamchen Sadzinski; Jenifer Luana Gasparetto.
Centro Universitário Católica de Santa Catarina – Campus Jaraguá do Sul
Engenharia Civil – Primeira fase - Disciplina de Materiais de Construção I.
1 INTRODUÇÃO Seguir as instruções sobre um roteiro dado, para identificar o rendimento do cal. Que nos permite diferenciar quanto à composição ou ao teor de impurezas, sobre os dois cales analisados, CH II e o CH III. Sendo que o melhor rendimento da pasta representará melhor rendimento na argamassa, ou seja, aquela que requerer maior quantidade de água será a que irá ter o maior rendimento.
2 REVISÃO DA LITERATURA
Segundo Silva (2013) a cal hidratada é um pó seco obtido da hidratação da cal virgem, constituída essencialmente de hidróxido de cálcio e hidróxido de magnésio, ou ainda de uma mistura entre estes componentes.
Dizia Paiva (apud GUIMARÃES, 1998) que a cal pode proporcionar as argamassas qualidade de desempenho com relação a função de aglomerante, a melhora na trabalhabilidade, ao aumento da resistência à penetração e à capacidade de retenção de água, além da contribuição na questão da deformabilidade e da resistência.
Araújo et al (2000, p.20) afirma que a cal hidratada é um produto manufaturado que sofreu em usina o processo de hidratação. É apresentada como um produto seco, na forma de um pó branco de elevada finura. A cal é encontrada no mercado em sacos de 20 kg. O mesmo diz que a cal hidratada oferece sobre a cal virgem algumas vantagens, entre elas: maior facilidade de manuseio, por ser um produto pronto, eliminando do canteiro de obras a operação de extinção. E maior facilidade de transporte e armazenamento.
Para Isaias (2010, p.713)
Rendimento é um ensaio não normalizado, de fácil realização e com resultado bastante significativo, pois permite diferenciar cales quanto à composição ou ao teor de impurezas. O melhor rendimento da pasta representará melhor rendimento na argamassa.
Silva et al (2011, p.15) dizem que