lexico
The lexicon and the expression of ideas
Darcilia Simões1
Rosane Reis de Oliveira2
UERJ-Brasil
RESUMO: Este artigo apresenta proposta de trabalho de identificação de signos orientadores na superfície de textos literários como estratégia didático-pedagógica de aquisição lexicogramatical, porque o levantamento dos eixos temáticos e dos signos que os materializam propicia o enriquecimento vocabular e gramatical do discente, preparando-o para a leitura e para a expressão escrita.
PALAVRAS-CHAVE: textos literários, vocabulário, domínio gramatical, conhecimento enciclopédico, preparação para leitura e expressão escrita.
ABSTRACT: This paper presents a didactic-pedagogic work to identify guidance signs in literary texts as lexicogrammatical acquisition strategy. This strategy is based on research themes embodied by the signs from which it's possible extend the vocabulary, the grammar and domain encyclopedic knowledge, preparing the student for reading and writing.
KEYWORDS: literary texts, vocabulary, grammar domain, encyclopedic knowledge, preparation for reading and writing.
Preliminares
O desenvolvimento das competências e habilidades de leitura e produção de texto é o principal objetivo do ensino de uma língua. Por isso, a pesquisa de processos e procedimentos que auxiliem na consecução dessas metas tem sido o eixo principal das pesquisas do grupo SELEPROT — Semiótica, leitura e produção de textos (criado por Simões e registrado na Base do CNPq em 2002).
O conceito de competência relaciona três aspectos importantes. O primeiro é entender competência como uma capacidade do sujeito; o segundo é ligá-la ao verbo mobilizar, que significa movimentar com força interior; o terceiro está ligado à palavra recursos. Por fim, o conceito de competência está ligado à abordagem e resolução de situações complexas.
Para resolver situações complexas, o primeiro recurso exigido é o conhecimento de conteúdos. Por exemplo, se a situação