o ensino do lexico
Marília Reis Alecrim Ferreira¹
No mundo atual, escrever é sempre importante, necessário e freqüente. Mostrar que sabemos nos comunicar bem usando a escrita é um dos fundamentos da capacidade de ser e realizar, da cidadania e da competência. E por isso que escrever bem exige conhecer as regras e bons autores do idioma em que se escreve, é nesse momento, em que se exige segurança no manejo das palavras que surgem duvidas diante dos labirintos da língua. Essas são as reações mais comuns entre alunos do ensino médio vestibulandos e outros praticantes da língua portuguesa, quando aderem somente ao uso das infinitas e complicadas regras gramaticais, esquecendo porém do uso do léxico para formação do sentido e das idéias a serem comunicadas. O presente trabalho terá então como objetivo ressaltar a importância do léxico em sala de aula, especificamente em series do ensino fundamental e médio, tendo como principal foco o uso do mesmo na construção de textos, pois sabemos que no ensino a gramática predomina trazendo porém somente o significado das palavras,sendo que nas salas de aula a formação de sentido é quase que dispensado, assim sendo:
Para conseguirmos desenvolver a necessária competência em falar, ler, compreender e escrever é necessário conhecer, ampliar e explorar o território das palavras, tão bem ou melhor do que o território da gramática (ANTUNES, 2012 p.14 ).
Portanto os saberes gramaticais já são de domínio de todos os falantes, já o uso do léxico não tem tido tanta importância sendo que na construção da coesão e da coerência, é preciso que o aluno amplie e explore fielmente o sentido de cada palavra de seu âmbito de uso, ou seja essa competência configura-se na capacidade de manusear o léxico de maneira produtiva em contextos diversos , pois a competência lexical esta diretamente ligada ao conhecimento que o falante já possui.O uso do léxico ocupa