Levi Strauss
Claude Lévi-Strauss nasceu em Bruxelas em 28 de novembro de 1908, de uma família judia de origem alsaciana, das cercanias de HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrasburgo" \o "Estrasburgo" Estrasburgo. Mas, à época do seu nascimento, seu pai, Raymond Lévi-Strauss - um pintor retratista, que acabou arruinado pelo advento da fotografia - tinha um contrato a cumprir na cidade e sua mulher, Emma, estava prestes a dar à luz. Assim, o pequeno Claude ali passou as primeiras semanas de vida. O avô materno, com quem ele viveu durante a Primeira Guerra Mundial, era o rabino da sinagoga de HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Versailles" \o "Versailles" Versailles. Seu bisavô, Isaac Strauss, era regente de orquestra na corte - à época de Luís Filipe e depois, sob Napoleão III.
Depois de concluir a escola primária em Versalhes, instala-se em Paris para prosseguir seus estudos secundários - primeiro no tradicionalLycée Janson-de-Sailly e depois no Lycée Condorcet, um dos melhores colégios de Paris.
No final dos seus estudos secundários, encontra um jovem socialista filiado a um partido belga e se liga à esquerda, familiarizando-se rapidamente com a literatura política que até então lhe era desconhecida, incluindo Marx. Torna-se militante da HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Se%C3%A7%C3%A3o_Francesa_da_Internacional_Oper%C3%A1ria" \o "Seção Francesa da Internacional Operária" S.F.I.O., encarregado de coordenar o grupo de estudos socialistas, tornando-se depois Secretário Geral dos Estudantes Socialistas.
Em 1909, a família, de origem judaica, muda-se para Paris. Iniciou seus estudos em Direito e Filosofia na Sorbonne (Paris). Não completou os estudos em Direito, conseguido a licenciatura em Filosofia no ano de 1931. Após alguns anos de professorado em escolas secundárias ele aceitou o convite para integrar uma missão cultural Brasil.
Levi-Strauss integrou essa missão junto a outros professores, sobretudo franceses. A