mestre ataíde
CRISLÂNE RODRIGUES DA SILVA produção textual individual
Olho d’Água das Flores-AL
2014
CRISLÂNE RODRIGUES DA SILVA produção textual individual
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia, 4º Período da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Organização e didática na Educação Infantil, Arte, educação e música, Ludicidade e educação, Prática pedagógica Interdisciplinar- Infãncia e sua Linguagem e Semináriio Interdisciplinar IV.
Prof. Edilaine Vaguia, Laura Célia Cabral Cava, Marlizete Steinle, Rosely Montagnini e Cyntia Simioni.
Olho d’Água das Flores-AL
2014
INTRODUÇÃO
Percebe-se que a artes configura-se como um conceito difícil de definir, porém a artes não é algo desconhecido, pois desde a antiguidade a artes já é enxerga-lá e explicá-la, assim como é possível seleciona algumas considerações sobre o assunto.
Duarte Jr. (1985) afirma que a arte é sempre uma criação de formas, as quais podem ser classificadas como estáticas ou dinâmicas. Entre as formas estáticas há, por exemplo, o desenho, a escultura e a pintura e como exemplo de formas dinâmicas, pode-se a dança, o teatro, o cinema, a música etc.
O autor ressalta, ainda que a arte adquira significados também no âmbito sentimental, pois tem o poder de instigar sentimentos no espectador. Assim, a arte pode manifestar-se por meio de um grito, de um gesto, ou de um choro, estabelecidos de forma harmônica, porém, não com a pretensão de oferecer conceitos, mas de incitar sentimentos.
Como podemos perceber a artes está presente em todos os públicos desde a criança ao idoso, por isso a arte deve ser inserida na educação infantil, pois é nesta idade que a instituição escolar deve-se preocupar-se com a boa formação sobre artes do alunado para que o aluno seja inserido na sociedade por meio da arte, pois a escola tem por obrigação exercer o mesmo. Quando a criança desde o primeiro ano no ensino infantil tem contato com a