Leveduras genéticamente modificada
CENTRO PAULA SOUZA
LEVEDURAS GENETICAMENTE MODIFICADAS
Lara Clemêncio do Nascimento Sfeir Ratacheski
Leticia Rocha
Rafaela Andrade Rathlef
Thainá Luana de Oliveira Garcia
Fernandópolis
2012
Lara Clemêncio do Nascimento Sfeir Ratacheski
Leticia Rocha
Rafaela Andrade Rathlef
Thainá Luana de Oliveira Garcia
LEVEDURAS GENETICAMENTE MODIFICADAS
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para obtenção da Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Açúcar e Álcool, no Eixo Tecnológico de Produção industrial, à Escola Técnica Estadual de Fernandópolis, sob orientação da Professora Midian Nikel Alves de Souza.
Fernandópolis
2012
DEDICATÓRIA
Primeiramente a Deus que sempre está conosco.
A nossa querida família que nos apoiou todo esse tempo.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos a nossa Professora Orientadora Midian Nikel que nos auxiliou a fazer este trabalho, a todos os outros professores que também contribuíram com ajuda, aos nossos Pais e amigos, e a nossa força de vontade.
EPÍGRAFE
“Não vivo de modo com que minha presença seja notada, mais que minha ausência seja sentida” (Bob Marley)
RESUMO
O trabalho em questão apresenta como tema central as leveduras geneticamente modificadas. E tem como objetivo geral melhorar cada vez mais o rendimento na produtividade de etanol, devido a grande demanda interna e de exportação do mesmo. Abordamos uma alternativa para o aprimoramento do processo fermentativo, através da engenharia metabólica: microrganismos mais eficientes para a produção de etanol. A proposta é apresentar a levedura Saccharomyces cerevisiae geneticamente modificada como uma solução para o baixo rendimento