Levante Dos Mal S
° Qual desfecho
Grupo: Edilakeila
Mariana
Natanael
Período que ocorreu:
• Acontecimento singular na história brasileira, uma revolta de escravos, na maioria muçulmanos, ocorrida na Bahia em 1835, o Levante dos Malês.
Província que ocorreu :
• Esses planos, e outras declarações, revelam que o Levante era entendido como uma luta da “terra de negro” contra a “terra de branco”, nos dizeres dos próprios participantes. O que isso significava? Significava que a revolta era uma luta dos africanos
(escravos ou não) contra os “brasileiros” nascidos no Brasil
(senhores ou não, brancos ou negros) e, eventualmente, contra os africanos que se colocassem ao lado dos “brasileiros”. Nesse confronto, os rebeldes consideravam os crioulos e mulatos aliados dos brancos (identificação que provinha do fato de haverem nascido na “terra de branco”).
O que noticiou a revolta:
• Esse levante foi noticiado nos jornais de várias províncias e medo de que um novo levante pudesse acontecer se instalou durante muitos anos entre os escravocratas, deixando os escravos em constante vigilância.
Qual o objetivo:
• Os revoltosos, cerca de 1500, estavam muito insatisfeitos com a escravidão africana, a imposição do catolicismo e com a preconceito contra os negros. Portanto, tinham como objetivo principal à libertação dos escravos.
Queriam também acabar com o catolicismo (religião imposta aos africanos desde o momento em que chegavam ao Brasil), o confisco dos bens dos brancos e mulatos e a implantação de uma república islâmica.
Qual o desfecho:
• Uma mulher contou o plano da revolta para um Juiz de Paz de Salvador. Os soldados das forças oficiais conseguiram reprimir a revolta. Bem preparados e armados, os soldados cercaram os revoltosos na região da Água dos
Meninos. Violentos combates aconteceram. No conflito morreram sete soldados e setenta revoltosos. Cerca de
200 integrantes da