Levantamento Topografico
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
TOPOGRAFIA II
NIVELAMENTO GEOMÉTRICO E TRIGONOMÉTRICO
SÃO LEOPOLDO
2012
INTRODUÇÃO
A Topografia é uma das artes mais antigas já praticadas pelo homem, pois desde os tempos mais remotos, houve necessidade de medir, dividir terras e demarcar limites. Atualmente, é imprescindível o levantamento topográfico antes e durante a elaboração de qualquer obra de Engenharia, tais como estradas de rodagem, ferrovias, edifícios, pontes, túneis, canais de irrigação ou drenagem, barragens, represas, divisão de terras, etc.
O levantamento consiste na aplicação de métodos planimétricos e/ou altimétricos com o objetivo de obter a posição de pontos que pertencem à área de estudo. A planimetria tem como objetivo determinar o posicionamento relativo dos pontos no plano de projeção segundo um sistema de referência previamente estipulado. Já a altimetria visa determinar as distâncias verticais ou diferenças de nível.
A intenção do presente levantamento é demonstrar a diferença de nível da respectiva área medida, localizada na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, enquadrando-se dessa forma na altimetria, utilizando em parte o levantamento geométrico, cujos principais equipamentos utilizados foram o tripé, nível e mira e levantamento trigonométrico, utilizando uma estação total, bastão e prisma.
3 DESENVOLVIMENTO
3.1 Nivelamento Geométrico
A metodologia do nivelamento geométrico tem como objetivo coletar os dados através de visadas horizontais, ou seja, a partir de um plano horizontal determinam-se as interseções através de linhas verticais levantadas nos pontos a serem nivelados e em seguida obtém-se as distâncias desses pontos ao plano de referência. O nivelamento geométrico pode ser simples ou composto, podendo o último ainda ser aberto ou fechado.
O nivelamento geométrico simples é eficiente quando os pontos podem ser levantados a partir