Lev semenovitch vygotsky - (teoria sociointeracionista)
LEV SEMENOVITCH VYGOTSKY - (Teoria Sociointeracionista)
Goiânia, Fevereiro de 2011
Faespe - Fundação Antares de Ensino Superior, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.
Disciplina: Fundamentos Históricos, Filosóficos e Sociológicos da Educação.
Prof. (a): Gelzianne Carvalho Ribeiro
LEV SEMENOVITCH VYGOTSKY - (Teoria Sociointeracionista)
Goiânia, Fevereiro de 2011
LEV SEMENOVITCH VYGOTSKY - (Teoria Sociointeracionista)
Segundo a concepção Vygotskyana, o pensamento verbal não é uma forma de comportamento natural e inata, mas é determinada por um processo histórico-cultural e tem propriedades e leis específicas que não podem ser encontradas nas formas naturais de pensamento e fala. Sendo o pensamento sujeito as interferências históricas as quais está o individuo submetido, entende-se, que o processo de aquisição da ortografia, a alfabetização e o uso autônomo da linguagem escrita são resultantes não apenas do processo pedagógico de ensino-aprendizagem propriamente dito, mas das relações subjacentes a isto.
Lev Vygotsky contribuiu decisivamente para a reflexão sobre a prática escolar, o papel da escola e da educação, pois sua investigação centra-se na natureza social do homem que inserido em uma determinada cultura e em um tempo histórico terá o seu desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades condicionadas a este meio. As relações entre os sujeitos deste meio é que constituirão o homem enquanto sujeito histórico.
Para Vygotsky, o papel da escola é de fundamental importância na formação do conhecimento. A intervenção pedagógica provoca avanços que não ocorreriam espontaneamente. Dessa forma, o ensino deve se antecipar ao que o aluno ainda não sabe nem é capaz de aprender sozinho, porque na relação entre aprendizado e desenvolvimento, o primeiro vem antes. É a isso que se refere