Letras
“Bem, a literatura é uma obra escrita, quero dizer, um romance, um livro de poesias, ou de contos” (p. 5)
“Não formulando uma definição, limitam-se a alinhar exemplos [...] o que equivale a aceitar uma espécie de noção difusa e culturalizada de literatura. Difusa porque o vocábulo “literatura” não corresponderia a um conceito, isto é, a algo abstrato, definido ou delimitado, antes ilimitando seu alcance, por cobrir inumeráveis exemplos mais ou menos semelhantes entre si; culturalizada porque corresponde a uma idéia comunitariamente admitida como tão normal, tão natural, que não pode encerrar nenhum problema.” (p. 5-6)
“[...] a literatura é objeto de uma problematização, de um questionamento, apto a revelar a superficialidade da atitude para a qual ela corresponde apenas a uma noção difusa e culturalizada, sendo o obvio, portanto.”(p. 6)
“[...]uma teoria, construída em função de qualquer campo de observação que se ofereça ao homem, quer este campo se situe na natureza, quer se cultura, uma teoria implicará sempre criar problema(s) onde o senso comum não vê obscuridades cujo esclarecimento justifique o empenho da razão analítica.”(p. 7)
“[...] não estamos ainda pensando na disciplina conhecida pelo nome de teoria da literatura, [...] constitui apenas uma das disciplinas que se propõem fazer da literatura um problema digno de estudo. Por outro lado, quando caracterizamos “teoria” em geral como certo tipo de consideração problematizante de uma determinada região da realidade cultural ou natural, não chegamos a compor uma concepção mais plena do que seja uma teoria.” (p. 7)
“[...]teorizar sobre algo é transformá-lo num objeto problemático, isto é, de interesse para um estudo de caráter metódico e analítico.” (p. 8)
“[...] a literatura é um produto cultural que surge com a própria civilização ocidental, pelo