letras
Em 1948, Tenta suicídio e o pai o leva ao hospital Sainte-Anne, o encontro com a instituição psiquiátrica será decisivo em sua vida. Voltarámuitas vezes ao Sainte-Anne como estudante de psiquiatria e depois como professor desta disciplina. É inegável a relação que há entre a escolha dos temas de suas primeiras obras, Doença mental epsicologia (1954) e História da loucura (1961) e essa vivência da linha cinza que separa a loucura da racionalidade.
Em 1949, Sob a orientação de Jean Hyppolite Foucault apresenta sua tese sobre Hegel eassim conclui seus estudos superiores de filosofia se diplomando em Psicologia.
Sentindo-se um paria (aquele que não faz o seu papel) , Foucault busca, em sua obra e em suas reflexões, reconciliar-seconsigo mesmo, reformular a imagem que tem de si. Quando em suas últimas obras começa a falar do cuidado de si, da escrita de si, a reivindicar que a vida deva ser esculpida como uma obra de arte,Foucault estará se remetendo a um outro tipo de pedagogia a um outro tipo de educação: àquela exercida por si sobre si mesmo, que chamará de subjetivação, contrapondo-a a sujeição, princípio que rege aescola em nossa sociedade.
Letícia:
Dessa experiência dolorosa nascerá o pensador da recusa, da rebelião cotidiana contra o poder. Nascerá sua crítica profunda à instituição psiquiátrica, médica,jurídica, escolar, que chamará de intolerável. Ele então será homem feliz por ter feito trabalho de recuperação de si mesmo por meio da pesquisa, do trabalho teórico e de suas relações
Nascido em Poitiers, no ano de 1926, Foucault veio de uma família de médicos, frustrando seu pai ao escolher outra área de atuação. Já na escola, o filósofo recebeu influências suficientes para caminhar