Conselho Mundial de igrejas
O Conselho Mundial de Igrejas (CMI) é a principal organização ecumênica em nível internacional, fundada em 1948, em Amsterdam, Holanda. Com sede em Genebra, Suíça, o CMI congrega mais de 340 igrejas e denominações em sua membresia. Estas igrejas e denominações representam mais de 500 milhões de fiéis presentes em mais de 120 países. O atual secretário geral do CMI é Olav Fykse Tveit, luterano da Noruega, e o Moderador do Comitê Central é Walter Altmann, luterano do Brasil, eleito após a IX Assembléia Geral, realizada em Porto Alegre, Brasil, em fevereiro de 2006.
Entre seus membros estão igrejas protestantes e ortodoxas, também algumas pentecostais e independentes. A Igreja Católica não tem nenhum vinculo e não faz parte desta organização, mas tem com ela um grupo de trabalho permanente e participa como membro pleno de alguns departamentos, como na Comissão de Fé e Ordem e na Comissão de Missão e Evangelismo.
Críticas são feitas por denominações mais conservadoras, que, por interpretação mais estrita em questões doutrinais, discordam da abordagem do CMI em enfatizar a busca de unidade das igrejas. Críticos acusam a entidade de ser excessivamente comprometida com as agendas da esquerda política.1 Atualmente propugna-se por um Fórum Cristão Global, num intento sem vínculos institucionais, de trazer a uma só mesa de diálogo todas as grandes famílias cristãs: ortodoxa, católica, anglicana e protestante (incluindo esta última aos pentecostais e evangélicos). Após terem sido realizados encontros regionais - o Fórum Cristão Global Latino-americano e Caribenho tendo sido realizado em junho de 2007, em Santiago do Chile -, realizou-se o primeiro Fórum Cristão Global em Limuru (Quênia), em novembro de 2007.
Colégio de Aplicação do UGB
TRABALHO DE HISTORIA
Tema: Conselho Mundial de Igrejas
Nome: Ana Raquel
Turma: 1B
Professor: Hugo
CAP