Letras
Curso de Letras_2°Período
Deiziane de Mattos
NÃO BASTA EDUCAR, É UM DEVER CONSCIENTIZARPará de minas
2014
Deiziane de Mattos Almeida Ferreira
NÃO BASTA EDUCAR, É UM DEVER CONSCIENTIZARTrabalho apresentado à disciplina de Leitura e Produção de Textos EM, da Faculdade de Pará de Minas – FAPAM para a 2ª etapa de avaliação.
Orientadora: Irani
Pará de minas
2014
Não basta educar, é um dever conscientizar.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.
Para uma educação como prática da liberdade, de Paulo Freire, esse renomado pensador que é reconhecido mundialmente na história da pedagogia mundial, tem influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. E como não poderia deixar de ser, seus escritos fazem parte dos livros que são lidos nos cursos de licenciaturas. Pelo seu caráter crítico e analítico de como deve ser ensinado à maioria da população brasileira. É de conhecimento geral a contribuição do autor em prol de um ensino de qualidade a todos.
Em suas páginas iniciais, o autor expõe o problema de se ensinar usando de verbalismo oco, sem sentido para os educandos, mostra a busca por uma alfabetização das massas conscientizadora de seus direitos. Esse método revolucionário, em que adultos aprendiam a ler, escrever e se tornar sujeitos do processo do ensino-aprendizagem, em poucas semanas, não era visto com bons olhos pela elite (tinham medo das greves que poderiam o proletariado aderir) e pelos políticos, esses viam os alfabetizandos como, relis eleitores.
Na obra, evoca reflexão, e faz-nos questionarmos o quando a educação no Brasil avançou e quando ainda falta para caminharmos. Nela não nos é dado uma teoria sem prática, mas sim, uma teoria que se fecunda na prática e vice-versa. O método problematizador (tanto de palavras, quanto de situações) pode ser usado por todos os professores de diversas áreas; e ele busca dar aos estudantes, uma ideologia visto que tem por objetivo