relatorio
USINA HIDRELÉTRICA SALTO PILÃO
SENAI – Centro Tecnológico do Vestuário de
Blumenau, SC – 2014
TIAGO RENAN ROSA
USINA HIDRELÉTRICA SALTO PILÃO
Trabalho apresentado ao SENAI – Centro de Tecnologia do Vestuário de Blumenau, como requisito parcial para a obtenção de nota na disciplina de Projetos Elétricos, sob a orientação do(a) Profº(a), Daniel Luzzani.
SENAI – Centro Tecnológico do Vestuário de
Blumenau, SC – 2014HISTÓRIA DA USINA
O nome da usina “Salto pilão” foi denominado, pois ali no local havia um ambiente muito acidentado devido às atividades de garimpo. A Usina Hidrelétrica Salto Pilão iniciou a sua história em 12 de fevereiro de 1863 quando a primeira expedição de exploradores chegou à região do Salto Pilão, o comandante Emil Odebrecht assim se expressou no relato do escritor Victor Lucas, no livro "Olhos Azuis": "mais uma vez, Emil olha para o grande salto dos pilões. Como engenheiro sabe o que representam as forças que ali se diluem e perdem. Contudo, daqui a um século, quem sabe, será uma fonte de energias que sustentarão as futuras indústrias, para o bem da humanidade".
Os estudos foram muito cuidadosos e criteriosos e se estenderam por quase 20 anos iniciando a construção no dia 1º de agosto de 2006 e concluídos em dezembro de 2009. até que em 15 de dezembro de 2009, a Usina Salto Pilão, após 40 meses de construção finalmente entrou em funcionamento, iniciando a operação comercial.
O empreendimento absorveu um investimento de cerca de R$ 500 milhões
APROVEITAMENTO E PROJETO
A Usina Hidrelétrica Salto Pilão, com potência instalada de 191,89 MW, é o maior aproveitamento elétrico do Rio Itajaí-Açu e uma das maiores usinas subterrâneas do Brasil. O aproveitamento consiste na captação de parte das águas do Rio Itajaí-Açu, nas proximidades da localidade de Riachuelo, no município de Lontras, e no seu desvio através de túnel até a localidade de Subida (Apiúna), no mesmo rio, utilizando-se