Letras
Universidade de Pernambuco
Curso/Período: Letras / 1° período
Alunos: Pedro Gomes, Aline Nires, Lucas Ewerton e Nivaldo
O que é variação lingüística?
Entende-se por variação lingüística a pluralidade de características apresentadas numa determinada língua.
A variação lingüística apresenta dois tipos: Os de Dialeto e os de Registro.
Dialeto: São as variedades que acontecem em função dos falantes da língua, ou seja, aquela que expressa à mensagem.
Registro: Essas variedades dar-se por como a língua é utilizada, essa variedade é destacada no receptor.
Na variação dialetal existem seis dimensões, entre elas estão:
Dialetos territoriais: Apresenta a diferença que ocorre entre os indivíduos de uma mesma região. Esta variação acontece por alguns motivos como a influência que cada parte geograficamente recebeu, por questões políticas, entre outras. Essas diferenças podem estar tanto na pronúncia, entonação e timbre, o chamado Campo Fonético, quanto para palavras diferentes que possuem o mesmo significado, ou palavras com grafias iguais e significados opostos, o Campo Léxico e as sintáticas que são é de menor número.
Dialetos sociais: Como o próprio nome faz referência, acontece de acordo com a classe social. Essas variações são difíceis de classificá-las, pois existem várias matrizes como o nível escolar, a condição econômica, entre outros.
Dialetos de idade: São variações decorrentes da diferença no modo de usar a língua de pessoas de diversas idades, normalmente em faixa etária diferente.
Dialetos do sexo: Representam as variações de acordo com o sexo de quem fala, neste caso existem frases que o homem fala e a mulher não, e vice-versa.
Ex: Homem: - Vamos numa festa comigo? Vou trocar de camisa.
Mulher: - Gente! Fui convidada para uma festa hoje em um lugar fashion, vai estar cheio de homem bonito. Preciso comprar uma roupa nova, ir ao cabeleireiro e fazer as unhas.
Dialeto de