padronização do Tiossulfato
Introdução:
A solução padrão de tiossulfato de sódio é a mais importante para as análises de água, atuando nas determinações de oxigênio dissolvido, DBO, cloro residual e cloro ativo.
O tiossulfato de sódio é utilizado para vários fins como: iodometria para determinar a força de uma dada solução de iodo, processamento fotográfico como um fixador em fotografias, saúde para tratar o envenenamento por arsênico, na extração de ouro onde ele forma um forte complexo durante as reações com esses metais e na indústria têxtil como um agente removedor de excesso de cloro dos alvejantes na indústria têxtil.
Objetivo:
Preparar e padronizar uma solução de tiossulfato de sódio;
Entender a importância da solução de tiossulfato de sódio às análises de água, quanto à determinação de DBO, de cloro residual e de cloro ativo.
Materiais utilizados:
Espátula;
Bastão de vidro;
Erlenmeyer de 250 mL;
Béquer de 50 mL;
Pipeta volumétrica de 20 mL; - solução de amido 0,1 % (m/v)
Pipeta graduada de 5 mL; - tiossulfato de sódio;
Pipetador (pêra);
Bureta de 50 mL;
Suporte universal e garras;
Balança analítica;
Balão volumétrico de 1 L;
Frasco âmbar.
Reagentes:
Tiossulfato de sódio pentahidratado (Na2S2O3 . 5 H2O);
Iodeto de mercúrio II;
Iodato de potássio a 0,01 mol/L;
Iodeto de potássio sólido;
Acido sulfúrico 10mL a 0,500mol/L;
Indicador de goma de amido.
a. O iodeto de potássio não deve conter iodato, caso a ausência de iodato é positiva quando a adição de ácido acético diluído, não provocando o aparecimento imediato da coloração amarela ou com a adição de amido a formação imediata da coloração intensa azulada.
b. O amido é um polissacarídeo formado pela combinação da amilose com a amilopectina, a amilose forma um complexo azul com o iodo, enquanto a amilopectina forma um complexo vermelho, assim forma-se a coloração azul intensa