Letras
Disciplina: Sociologia Aplicada ao Direito
Professora: Aline Choucair Vaz
Alunos: Clésio Guimarães Newton de Morais Romyna Lanza Saulo Lanza Valéria Aparecida Fonseca Rosostolato
Turma: 1º F – manhã
Data da entrega: 6 de junho de 2011
FICHAMENTO
Bibliografia
MACHADO, Cristina Gomes. Multiculturalismo: muito além da riqueza e da diferença – DP&A: Rio de Janeiro, 2002: 17 – 38
O artigo Multiculturalismo: muito além da riqueza e da diferença identifica e analisa o conceito de cultura sob a ótica moderna e contemporânea; e expõe a necessidade de reconhecimento e valorização das pluralidades e diferenças culturais. Depreende-se que não há uma cultura melhor do que a outra. Cada cultura apresenta suas especificidades, simbolizando a forma como os indivíduos de uma comunidade compreendem o mundo, valores, ideais e as formas de ser e estar neste “mundo”. Todavia, a educação formal tem papel crucial na consolidação do respeito às diversas e diferentes culturas, abrangendo o tema “cultura” sob a perspectiva multicultural.
MACHADO, 2002:17 Capítulo I – Cultura “Na Grécia Antiga o termo “cultura” [...] estava ligado à formação individual do ser humano. [...] Correspondia à chamada Paideia [...] desenvolvimento da filosofia e a consciência da vida em comunidade.”
MACHADO, 2002: 18 Os termos “kultur” e “civilization” foram sintetizados por Edward Tylor (1832 – 1917) no vocábulo inglês “culture”, que passou a abranger tanto a concepção germânica de aspectos espirituais de uma comunidade, como a concepção francesa de conquistas materiais de um povo. Assim, cultura é “todo o complexo de conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer habilidade ou tradição adquiridas pelos homens como elemento de uma sociedade.”
MACHADO, 2002: 19 John Locke (1632-1704) em sua obra Ensaio