letras
Escolha uma:
a. verso é o nome que se dá a cada palavra de um poema; metrificação se refere ao número de sílabas poéticas de um texto qualquer; e que rima é a repetição dos sons vocálicos da última palavra de um poema.
b. verso é o nome que se dá a cada conjunto de linhas de um poema; metrificação se refere ao número de sílabas de cada linha de um poema; e que rima é a repetição de som no final de cada linha de um poema.
c. verso é o nome que se dá a cada linha de um poema; metrificação se refere ao número de sílabas de cada palavra de um poema; e que rima é a repetição de som no final de cada linha de um poema.
d. verso é o nome que se dá a cada linha de um poema; metrificação se refere à escansão das sílabas poéticas de um verso; e que rima é a repetição de um som, a partir da última sílaba tônica, seja no início, no meio ou no fim de um verso.Ao tecer considerações sobre o poema “Madrigal tão engraçadinho”, de Manuel Bandeira, Márcia Abreu explica que “madrigal é um pequeno poema, engenhoso e galante; é também um modo de cortejar as damas” (p.27).
Todos os poemas abaixo têm a palavra “madrigal” no título. Aponte aquele que menos se aproxima das explicações de Márcia Abreu por não se dirigir a uma mulher.
Escolha uma:
a. Madrigal da poeta feminina (Souza da Silva)
Deu-me uma vontade repentina
De lhe corteja, Martha Medeiros.
Dizer-lhe nesses dias corriqueiros
Que seus versos apaixonam minha retina
E aliciam os meus poemas rotineiros.
b. Madrigal (Eugenio de Andrade)
Toda a manhã fui a flor impaciente por abrir.
Toda a manhã fui ardor do sol no teu telhado.
Toda a manhã fui ave inquieta no teu jardim.
Toda a manhã fui ave ou sol ou flor secretamente ao pé de ti.
c. Madrigal (Francisco Manuel do Nascimento)
Dormias, Márcia, e eu vi