Letras
O texto a ser estudado esta registrado no livro de Deuteronômio capitulo 4, do versículo 1 até o versículo 8; essa passagem é referente a um trecho no final do primeiro dos três discursos que Moisés profere aos descendentes de Israel, que estão sob sua regência.
O nome do livro de Deuteronômio (“segunda promulgação da lei”) foi dado ao livro na tradução LXX, pelo fato do livro consistir numa reiteração das leis contidas em Êxodo, Levítico e Números, porém o nome hebraico de Deuteronômio é: “Estas são as palavras”, retirado das primeiras linhas do livro.
1. CONTEXTO GERAL
Ao analisarmos um texto, para se ter um entendimento melhor desse texto, é necessário entender o por que o texto foi escrito, qual a intenção do autor e como as primeiras pessoas que receberam essa mensagem entenderam, todo essa analise é na verdade uma analise de contextos. Para melhor compreensão do texto de Dt 4.1-8 vamos analisar o contexto histórico, contexto literário e contexto bíblico.
1.1 . CONTEXTO HISTORICO
Moisés está diante do povo de Israel fazendo alguns sermões, recapitulando a Lei do Senhor e a primeira pergunta que aparece é por que Moisés esta repetindo o que ele já havia falado anterior mente nos livros de Levítico, Êxodo e em Números. Porém não se pode esquecer que ja se passaram quarenta anos que o povo de Israel havia saído do Egito em direção a uma terra que tinha sido prometida ao patriarca Abraão,
“Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: "Eu sou o Deus Todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro.
Estabelecerei a minha aliança entre mim e você e multiplicarei muitíssimo a sua descendência".
Abrão prostrou-se, rosto em terra, e Deus lhe disse:
"De minha parte, esta é a minha aliança com você. Você será o pai de muitas nações.
Não será mais chamado Abrão; seu nome será Abraão, porque eu o constituí pai de muitas nações.
Eu o tornarei extremamente prolífero; de você farei nações