Resumo Filme
Retrato de uma situação inteiramente comum e atual da política brasileira, o filme O Bem Amado conta a história dos esforços de Odorico em inaugurar o cemitério de Sucupira, cidade de veraneio onde todos parecem gozar de saúde invejável, as taxas de homicídio são nulas, doentes desenganados recuperam-se e assassinos confessos,reformam-se.
Apesar que esse não é o melhor quadro a se apresentar à oposição quando o cemitério - que consumiu e desviou todas as verbas do município - espera sua inauguração há mais de ano, sem nem um único defunto para enterrar.
O filme não é apenas atual, levando à reflexão da situação cada vez mais desalentadora da política brasileira, mas também é uma curiosa brincadeira linguística, rica em neologismos a reforçar o caráter demagógico do bom prefeito Odorico, que ao fim e a cabo, conseguirá seu morto para enterrar... mas não do jeito que esperava.
Uma administração pública deve ser feita por alguém que tenha bons conhecimentos na área administrativa. Isso facilitará em muito a forma com que controlar os gastos e o emprego correto das verbas para o município.
Jamais um administrador público poderá desviar o dinheiro da população para fins próprios. Em outras palavras gastar uma fortuna em certa obra e economizar em material, implica em superfaturamento. Além do mais caixa dois e sonegação de impostos é crime.
O Brasil é um país de várias culturas diferentes. Um bom administrador deverá implementar naquela cultura algo que ainda não tem, isso se chama visão.
Deverá também ter ponto de vista, buscar o que está faltando, ter O know-how,( o conhecimento de como executar alguma tarefa), investir em propaganda ser um homem decidido, de pouca conversa e mais ação. Uma administração de transparência é o que é mais importante para a sociedade.
O Bem-Amado conta a história do emblemático Odorico Paraguaçu, um político corrupto, conquistador e hipócrita, porém repleto de carisma e com um