letras
Tendo como ponto de vista de análise os aspectos fisiológicos e articulatórios da produção da fala, a fonética articulatória se encarrega da observação, descrição,classificação e transcrição dos sons produzidos. Aspectos Fonéticos: Principais Áreas da Fonéticas
Fonética Articulatória: é o estudo da produção da fala do ponto de vista fisiológico como também articulatório.
Fonética Auditiva: é o estudo da percepção da fala.
Fonética Acústica: é o estudo das propriedades fisicas dos sons da fala, a partir de sua transmissão do falante ou ouvinte.
Fonética Instrumental: é o estudo das propriedades fisicas da fala , levando em consideração o apoio de instrumentos laboratoriais .
No caso da produção articulatória , o que torna sua caracterização um tanto diferenciada de autor para autor .
De acordo com Crystal: (1985 , p. 192 ) : afirma que o termo palatal “refere-se aos sons produzidos , quanto a parte anterior da língua entra em contato ou se aproxima do palato duro “.
Segundo Câmara Jr . ( 1977 ) : numa abordagem estrutural do sistema consonantal do português , classifica os palatais nasal e lateral , quanto ao ponto de articulação com sons não – palatais (póstero linguais) , enquanto suas similares não- palatais são tidas como anteriores ( antero-linguais) .
Em todas essas distinções tem – se uma caracterização que leva em conta o traço palatal como articulação primária , o que faz desses sons unidades distintivas em Língua Portuguesa.