Letras
O presente projeto consiste no tema Erradicação do trabalho infantil das crianças e adolescentes, que realizar-se-á na E.E.F. Francisco Matias de Sousa, no período de maio a junho de 2012.
Nele abordaremos assuntos referentes aos direitos da criança e do adolescente, discutiremos sobre o trabalho infantil e sobre a profissionalização dos adolescentes, levando o debate sobre a erradicação do trabalho infantil para toda a comunidade escolar e sociedade geral, através da consciência crítica, social e moral.
A criança que trabalha perde a oportunidade de exercer seus direitos de cidadania e perpetua o círculo vicioso da pobreza e da baixa instrução. Diante dessa realidade, buscamos providencias cabíveis e iniciativas concretas no sentido de combater e coibir a exploração desenfreada do trabalho de crianças e adolescentes.
Justificativa: O trabalho infantil é uma grave violação aos direitos humanos, pois priva as crianças de uma infância completa e feliz. É uma fonte de privações e sofrimentos e afeta aqueles que menos têm chances de se defender. O trabalho infanto-juvenil representa a mais absurda e violenta violação dos direitos à educação e à informação, limitando ainda mais as perspectiva pessoais do pequeno trabalhador, afetando, de forma drástica, o desenvolvimento de sua personalidade e de sua capacidade crítica e de transformação social.
Faz-se, portanto, necessário a elaboração do projeto para que possamos organizar mobilizações para eliminar o trabalho infantil, por meio da arte, da educação e da comunicação.
Objetivo geral:
Conscientizar a comunidade escolar e sociedade geral da importância da erradicação do trabalho infantil, fortalecendo, assim, o ensino-aprendizagem.
Objetivos específicos: * Oportunizar a troca de experiências entre os vários educadores e alunos que trabalharam a temática proposta; * Fazer ampla divulgação de tais experiências, intensificando, assim o processo de sensibilização e conscientização da