letramento
Letramento é o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever, bem como o resultado da ação de usar essas habilidades em práticas sociais, é o estado ou condições que adquire um grupo social ou um indivíduo com conseqüência de ter-se apropriado da língua escrita e de ter-se inserido num mundo organizado diferentemente: a cultura escrita. Como são muito variados os usos sociais da escrita e as competências a eles associados (ler um simples bilhete, a escrever um romance), é freqüente levar em consideração níveis de letramento (dos mais elementar aos mais complexos). Sua tradução se faz na busca de ampliar o conceito de alfabetização, chamando a atenção não apenas para o domínio da tecnologia do ler e escrever (codificar e descodificar), mas também para os usos dessas habilidades em práticas sociais em que escrever e ler hoje em dia é realmente necessário.
E no que se diz a respeito ao letramento, buscamos informações sobre o assunto, encontramos um trabalho de conclusão de curso de licenciatura em 2011 pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolvido pela pedagoga Deise Rafaela Monteiro.
O presente trabalho tinha como tema a alfabetização e o letramento na educação infantil. Investigava como o professor que atua com crianças até os seis anos de idade, pode desenvolver a leitura e a escrita. Para elucidar essas questões buscou-se o referencial teórico de Magda Soares e Regina Scarpa e entre outros estudiosos da educação. Neste trabalho, a pedagoga Deise utiliza o conceito de alfabetização e letramento como processos distintos, porém que se completam.
- A alfabetização como prática de aquisição (efeito de adquirir) da leitura e da escrita.
- O letramento no que se refere as práticas sociais.
Não basta só usar métodos de repetição, memorização e decodificação de signos (interpretação de sinais lingüísticos), enfim todas as atividades de introdução das crianças ao sistema alfabético, mas também a