Eng.º
1. GENERALIDADES
O presente relatório visa a determinação do presumível valor de mercado de um prédio urbano (componente construção), sito na Avenida José Estêvão, n.º 49, Gafanha da Nazaré, concelho de Ílhavo, distrito de Aveiro, tendo em vista a atribuição de uma indemnização justa ao proprietário, Sr. Manuel Alberto Lopes de Pinho, face à necessidade da sua demolição para a construção da Via de Cintura Portuária de Aveiro – 3.ª Fase.
2. IDENTIFICAÇÃO
O imóvel em apreço está descrito na Conservatória do Registo Predial de Ílhavo, sob o n.º 01325/090387.
O prédio está dividido em 3 fracções: estabelecimento comercial e fracção habitacional no R/C. Outra fracção habitacional no andar, onde reside o Sr. Pinho.
3. CARACTERÍSTICAS DA ZONA
O local situa-se no centro do Porto de Pesca do Largo de Aveiro, no interface com a cidade da Gafanha da Nazaré e início da sua avenida principal.
A envolvente caracteriza-se por empresas dedicadas à pesca e transformação de pescado, designadamente bacalhau, conjugado com edificações habitacionais, nomeadamente moradias unifamiliares.
O local está servido de infraestruturas de abastecimento de água, electricidade, telefónicas e arruamentos de acesso.
4. DESCRIÇÃO DO IMÓVEL
O registo na Conservatória data de 1987, pelo que a construção tem pelo menos 21 anos, embora torna-se aparente que a longevidade seja superior.
A estrutura é reticulada de betão armado e alguma alvenaria resistente.
A envolvente é provavelmente em alvenaria dupla, com revestimento interior em reboco e exterior também em reboco.
A compartimentação é a seguinte:
R/C: antigo estabelecimento comercial (café), sanitários, arrecadação copa e sala. Habitação: hall, WC completo, corredor, cozinha, sala e 2 quartos. Arrecadações diversas.
Andar: hall interior, escritório, 2 quartos, cozinha WC completo, despensa e sala comum.
O antigo café está moderadamente degradado e a habitação do mesmo piso está muito