Letramento e Alfabetização
INTRODUÇÃO
Este trabalho justifica-se pela necessidade de se pensar em alfabetização e letramento como sendo processos de fundamental importância na formação do indivíduo e que deve-se dar o seu real valor, empregando assim métodos mais eficazes e capazes de preparar os alunos para o pleno exercício da cidadania.
Alfabetizar letrando faz-se necessário, pois concederá ao educando tanto a capacidade de ler e escrever textos, bem como a habilidade de leitura de mundo, podendo assim indagar as supostas verdades tornando-se sugeito da aprendizagem e não mero objeto.
Segundo a LDB, Lei de Diretrizes e Base da Educação, no seu art.3, inciso X, deve-se valorizar a experiência extra-escolar do aluno. Sendo assim, entende-se que a criança antes mesmo de chegar a escola já traz consigo uma certa visão de mundo, conhecimentos assistemáticos, que devem ser aproveitados e valorizados pela escola, sobretudo no ato da Alfabetização
“Estar alfabetizado é...”. Estar alfabetizado é o sonho da maioria das crianças e pais, quando uma criança ou adulto esta alfabetizado não liga mais para certos detalhes, os seres humanos não se apegam a coisa que já possui, todos buscam seus conhecimentos antes de ter esse conhecimento dão grande valor depois de obtidos esses conhecimento se torna tão parte de nós que não lembramos certos detalhes.
Ensinar Alfabetizar é algo que um professor se orgulha, quando um professor realiza em sua turma a hipótese de escrita e vê que seus alunos avançaram dentre as escalas das hipóteses ele sente-se que seu trabalho está bem feito.
Estamos falando de alfabetização mais o que seria alfabetização? Segundo Magda Soares à alfabetização e a ação de ensinar/aprender a ler e escrever. Emilia Ferreira já vai mais além, segundo suas teorias na linguagem oral e escrita é definida como Psicogênese, é o estudo do comportamento da formação da linguagem. Uma pessoa alfabética lê e escreve sem ajuda do outro, é uma pequena parte de um