MARIA MONTESSORI
579 palavras
3 páginas
MARIA MONTESSORI-3175118110000
Maria Montessori nasceu na Itália, em 1870, e morreu em 1952. Pertencia a uma família bastante religiosa e conservadora.
Opondo-se a sua família e as resistências impostas na época em 1892, tornou-se a primeira mulher italiana a frequentar faculdade de medicina por autorização do papa.
Em 1896, concluiu o curso superior na Universidade de Roma, com tese na área de psiquiatria, e logo se interessou por crianças com retardo mental.
Em 1898, é nomeada co-diretora da Escola Ortofrênica de Roma, de crianças com deficiências mentais.
Autora de diversas obras
Em 1902, Maria Montessori começou a desenvolver o seu trabalho com as crianças “anormais”, que eram banidas da sociedade por serem consideradas incapazes de aprender quaisquer coisas que fossem.
Maria Montessori percebeu que as crianças consideradas pela sociedade como ineducáveis respondiam com rapidez e entusiasmo aos estímulos para realizar trabalhos domésticos.
Vindo posteriormente dedicar-se a experimentar em crianças sem problemas, os procedimentos usados na educação dos não normais.
Além do doutorado em Medicina, Montessori também cursou Antropologia, Psicologia e Pedagogia, cursos que a ajudaram no trabalho realizado na Casa di Bambini,(Casa da criança).
Em 1909, publica O método da pedagogia científica, obra que torna seu trabalho conhecido internacionalmente, conhecido como o Método de Montessori.
Pensando em se dedicar exclusivamente à Pedagogia, em 1911 abandona o trabalho como médica. É neste momento que muitas escolas públicas italianas e suíças passam a adotar o seu método.
Montessori mudou os rumos da educação tradicional, que dava maior privilégio à formação intelectual.
A pedagogia de Montessori insere-se no movimento das escolas novas, uma oposição aos métodos tradicionais que não respeitavam as necessidades e os mecanismos evoluídos do desenvolvimento da criança.
Para a autora a escola deveria ter menos alunos para que esses fossem observados de