Resumo Cap. 20 Livro Psicologias
ADOLESCÊNCIA: TORNAR-SE JOVEM
A teoria cientifica fica distante da realidade, diz-se que é necessário para poder compreendê-la. Porém numa discussão sobre adolescência a realidade aparece bem próxima do tema científico.
Diversos estudiosos retratam a adolescência com começo aos doze anos e termina mais ou menos aos dezoito anos, é uma fase depois da infância e juventude não é definido precisamente.
As pessoas geralmente não usam o termo adolescência, usam mais a palavra juventude, em referência no geral de rapazes e moças.
Na verdade não se tem um termo definido para tratarmos essa fase, por não pertencer à fase natural do desenvolvimento humano, o que se tem, são adolescentes.
O termo adolescência foi constituído pela cultura. Então quando um adolescente se prepara para entrar na vida adulta com as características psicológicas definidas para essa idade.
Através dos pesquisadores da Universidade de Roma,podemos dizer que a evolução do indivíduo na nossa cultura dá-se através das seguintes fases: a pré-natal, a do neonato, a infância, a pré-adolescência, a adolescência, a adulta e,por fim, a velhice. Em outras civilizações não acontece dessa forma.
Esse processo acontece integrando-se aos poucos a vida adulta, que em nossa sociedade seria como o pré-adolescente. Pode-se dizer que existe em qualquer cultura a passagem da puberdade e da pré-adolescente. Porém essa passagem da pré-adolescência para a vida adulta apesar de longa é diferente da nossa sociedade.
Em algumas sociedades esse processo acontece lentamente e em outras sociedades acontece um salto entre a pré adolescência para o adulto.
Então a adolescência é a preparação para a vida adulta em sociedade, principalmente quando for uma socieade industrializada e necessite de profissionais. Mas mesmo nessas sociedades existem profissões que não exige muito, então o período da adolescência não acontece igual mesmo numa uníca sociedade.
Existe também a preparação