letramento e alfabetização
A grande importância da alfabetização está diretamente ligada à libertação de uma pessoa, pois a partir do momento em que um sujeito aprende a decifrar o código alfabético e a, principalmente, entende-lo, de maneira que consiga interpretar o que lê, ele começa a se tornar o sujeito de sua própria história; a alfabetização dá igualdade de condições a todos que sabem ler, dentro de uma nação, sem isso o sujeito é facilmente manipulado e alienado do mundo que o rodeia. Alfabetização e informação andam de mãos dadas; uma pessoa que lê e escreve que busca conhecimentos, não fica tão dependente dos demais, deste modo pode se movimentar no seu universo e a fazer suas escolhas, que vai gerar opiniões próprias para o efetivo exercício da cidadania. Ser alfabetizado não é ser capaz de juntar letras para formar sílabas, juntar sílabas para formar palavras e palavras para formar frase.
Portanto, estar alfabetizado significa ser capaz de interagir, por meio de textos escritos em diferentes situações, significa ler e produzir textos, para atender a diferentes propósitos.
Estar alfabetizado nos faz ler, produzir, interpretar, com autonomia
Nos, da segurança. Além de descobrir um novo mundo, estar alfabetizado nos faz dominar a leitura e a escrita, nos possibilitando, interpretar diferentes tipos de situações, como imagens de TV, novelas filmes, publicidades, saber usar o computador, ajuda a nos adaptar a tecnologia de forma segura, e compartilhar conteúdos de forma responsável.
Ser alfabetizado vai muito além de usar códigos.