almoxarifado
Um método adequando para estocar matéria-prima, peças em processamento e produtos acabados permite diminuir os custos de operação, melhorar a qualidade dos produtos e acelerar o ritmo dos trabalhos. A importância destes fatores cresce com o aumento da concorrência nos diferentes setores.podendo ser definir como um lugar designado a guardar e conservar os materiais, podendo ser em um local coberto ou não, dependendo do tipo de material que será estocado, tem ainda a função de reservar espaços onde permanecerá cada item aguardando a necessidade do seu uso, estabelecendo a sua localização, equipamentos e disposição interna dependentes da política geral de estoques da empresa. Um sistema correto de almoxarifado influi no aproveitamento da matéria-prima e dos meios de movimentação. Além de evitar a rejeição de peças por efeito de batidas e impactos, reduz as perdas de material no manuseio e impede outros extravios de qualquer natureza. A economia nos custos de material reflete proporcionalmente sobre os produtos acabados ou semi processados.
O almoxarifado também deve assegurar que o material adequado, na quantidade certa, estará no local e horários certos, quando for necessário, por meio da armazenagem de materiais, de acordo como as normas adequadas, procurando conservar a qualidade e as quantidades exatas.
O LAYOUT DO ALMOXARIFADO Um dos pontos mais importantes em um Almoxarifado é seu espaço, pois é ele que determina, na verdade, toda a estratégia de compra, de estocagem e de distribuição.
Portanto, o espaço de um Almoxarifado deve ser planejado e estabelecido para que se possa tirar o máximo proveito de sua área total. O espaço vertical deve ser utilizado ao máximo, fazendo-se uso de prateleiras ou através do empilhamento dos materiais. alguns pontos básicos devem ser considerados: a resistência dos materiais que sofrerão empilhamento; o equipamento disponível para a