Tema
(II Sm 23:5) “Não está assim com Deus a minha casa? Pois estabeleceu comigo uma aliança eterna, em tudo bem definida e segura. Não me fará Ele prosperar toda a minha salvação e toda a minha esperança?”
(Bíblia Viva) “E a minha família foi escolhida! Sim, Deus fez um trato comigo; o Seu acordo é eterno, final e selado. Ele cuidará constantemente da minha segurança e do meu sucesso.”
Rute. 1:15-18
A história registrada no livro de Rute nos fornece inúmeras lições. Através deste livro podemos refletir que as nossas decisões precisam ser muito bem orientadas por Deus, porque uma decisão equivocada pode trazer muitas tragédias. O livro inicia contando-nos a história de um homem chamado Elimeleque saindo da terra de Belém [casa do pão] levando consigo sua esposa Noemi e seus filhos Malom e Quiliom, por causa de uma crise econômica que a nação de Israel estava enfrentando. Esta família foi residir em Moabe, onde Elimeleque, e posteriormente seus filhos já casados com mulheres nativas, vieram a falecer. É em meio a este drama de dor e sofrimento que Rute, uma das noras de Noemi, faz uma profunda aliança com sua sogra. “Rute, porém, respondeu: ‘Não insistas comigo para que te deixe e que não mais te acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Onde morreres morrerei, e ali serem sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor se outra coisa senão a morte me separar de ti’.”
Qualidades que se destacaram em Rute:
1º Rute era uma pessoa bem resolvida em relação a sua aliança com sua líder [V.18].
A- Uma pessoa bem resolvida não é influenciada negativamente por outras pessoas, muito menos pelas circunstancias.
B- Discípulos e líderes de aliança não perdem a colheita. Rt.2:1.
C- O discípulo de aliança é obediente. Rt.2:2
Você sabe por que Orfa deixou Noemi? Porque