instalaçao linux caixa magica
Passo a Passo
Ruben Guedes nº23 & João Cardoso nº24
Ao inserimos o CD ou a pen com a instalação, se funcionar irá aparecer o seguinte ecrã:
Como passo opcional, podemos começar por carregar na tecla F3, e novamente em F3, e modificar a resolução, recomendo o valor 1024×768, isto permite que o instalador corra com melhor qualidade e que o “bootscreen” do Caixa Mágica, tenha também melhor qualidade, mas é um passo opcional, logo, não necessário.
Como queremos «Instalar o Caixa Mágica 12 no sistema» será esta que devem escolher, cliquem no Enter, e começa o processo de instalação, sendo mostrada a seguinte imagem:
Começa agora o processo de instalação.
Na «Escolha de língua» como julgo que são portugueses, a opção de origem já é a que procuramos, por isso cliquem em próximo.
Como é costume em tudo o que se instala temos a licença, onde somos, sempre forçados a concordar se queremos instalar, mas não se preocupem, neste caso é um acordo de confiança…
Agora, vem a parte talvez mais difícil para iniciados, que é a gestão de partições, o instalador irá procurar, as melhores opções que a vossa maquina “disponibiliza”. A maneira mais fácil de instalar Linux, é terem um disco completamente livre onde o podem instalar sozinho, mas como os discos de hoje já têm tamanhos muito consideráveis, como 320 Gb, podem redimensionar uma partição de Windows, para que o Linux caiba no mesmo, mas para isso têm de ir ao particionamento personalizado ou manual, mas antes de redimensionarem, pelo sim, pelo não, e é algo que recomendo muito, é desfragmentarem a partição de Windows, e fazerem um cópia de segurança, depois disto, podem instalar o Caixa Mágica, e redimensionar a partição.
Que partições têm que fazer? Basicamente duas, a partição “/” conhecida por root, raiz em português, e uma partição denominada ficheiro SWAP, que é uma especie de ficheiro de paginação do Linux, que deverá ter o dobro da