Linux
Introdução
No âmbito da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação, o professor propôs-nos a fazer um trabalho sobre a matéria dada na aula: Sistemas Operativos.
Eu escolhi o Linux, porque é um projecto que junto com a GNU é concorrente ao Windows/Microsoft, que detém o mercado informático.
Um sistema operativo é um conjunto de programas de “software” que controla os recursos da máquina (“hardware”) de forma a permitir a sua utilização de forma simples pelo utilizador e que serve de interface entre o utilizador e o computado.
Tem como principal funcões:
- Carregar e executar os programas
- Criar e manter os ficheiros de dados
- Gerir os processos de entrada e saída
- Gerir todos os recursos do sistema
- Implementar um ambiente de “máquina virtual” para cada utilizador
- Manter a segurança
- Fornecer meios para traduzir os programas fonte
A GNU/Linux
GNU/Linux é um sistema operativo, composto pelo núcleo Linux e pelas bibliotecas e ferramentas do projecto GNU, além de diversos programas livres feitos por outros programadores e empresas.
O projecto GNU é um projeto iniciado por Richard Stallman em 1984, com o objetivo de criar um sistema operativo livre, que qualquer pessoa teria direito de usar e distribuir sem ter que pagar licenças de uso.
Linux é um núcleo, ou seja um sistema de software que oferece uma camada de abstração, controlador/controle de sistema de arquivos, multi-tarefa, rede e segurança.
A partir de 1984 Stallman e vários programadores desenvolveram as peças principais de um sistema operacional (ex:compilador de linguagem C, editores de texto, etc).
Em 1991, um jovem finlandês chamado Linus Torvalds criou o Linux, para sistema operativo.
Fig.1 – Richard Stallman, fundador do projecto GNU
História do Linux
O núcleo do Linux foi desenvolvido por Linus Torvalds, com a ajuda de vários programadores voluntários