Lesões no futebol
LESÕES MAIS INCIDENTES NO FUTEBOL E A ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA DESPORTIVA
RESUMO
OBJETIVO: Identificar através de revisão literatura especializada as lesões mais incidentes no futebol e a atuação da fisioterapia desportiva no Brasil. METODOLOGIA: Foram utilizados dois artigos, encontrados através das buscas em bases de dados eletrônicos do Google Acadêmico, e acervo da biblioteca da Universidade do Estado do Pará (UEPA) referente ao período entre 2000 e 2012. RESULTADOS: em todos os resultados que foram feitos nos atletas, os atacantes foram os que mais sofreram lesões, seguido dos zagueiros e laterais. CONCLUSÃO: Com o presente estudo pode-se concluir que há um alto índice de lesões em atletas no futebol ocorrendo por diversos fatores. Estas lesões ocorrem mais em membros inferiores, com predomínio na região da coxa. O tratamento fisioterápico e o tempo de afastamento desses atletas variam muito de acordo com o grau e característica de cada lesão.
Palavras-chaves: Fisioterapia. Lesões Esportivas. Futebol.
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA:
INTRODUÇÃO
O futebol é a modalidade esportiva mais praticada no mundo, com participantes em todas as faixas etárias e diferentes níveis e com, aproximadamente, 400 milhões de adeptos no mundo, sendo que desses 30 milhões se encontram no Brasil. De acordo com a Federação internacional de futebol (FIFA) existem mais de 200 milhões de atletas licenciados pela federação em todo mundo (SILVA et al., 2005).
Por sua vez, os atletas, na tentativa de alcançar altos níveis de desempenho com o treinamento, podem tornar-se excessivamente treinados, exibindo sinais e sintomas do supertreinamento. O supertreinamento é caracterizado pelo desequilíbrio entre estresse e recuperação.
A fisioterapia desportiva mais especificamente relacionada ao futebol possui importante papel não só no processo de tratamento e reabilitação do atleta, mas também na implementação de medidas de caráter preventivo, a fim de