Ddddddddddd
O problema elaborado pela presente pesquisa consiste em analisar as causas da alta incidência de lesões em jogadores profissionais que atuam nas principais ligas de futebol profissional.
Uma lesão é um dano ou mal físico causado por um ferimento, impacto físico ou doença. As lesões nos ossos, músculos e articulações são muito comuns. O grau de lesão pode variar de uma distensão muscular leve à distensão de um ligamento, deslocamento de uma articulação ou fratura. A maioria dessas lesões se recupera completamente, embora sejam geralmente dolorosas e possam originar complicações em longo prazo.
(SANTOS apud MERK, 2008) Pode-se dizer que recentemente houve um grande aumento nas incidências de lesões principalmente lesões nos joelhos. Já para GRISOGONO (1989):
As lesões por excesso de uso são mais sutis, porque se apresentam simplesmente como uma dor que aumenta aos poucos, diretamente associada a certa atividade, usualmente repetitiva. A inflamação do cotovelo do tenista e da canela do corredor são exemplos de lesões por excesso de uso. As lesões por excesso de uso necessitam de uma avaliação mais cuidadosa do especialista, porque muitas doenças ou condições inflamatórias podem ser semelhantes a esse tipo de dor
(s/p).
A presente pesquisa toma como questão norteadora: como se dá o processo de recuperação de atletas que tiveram lesões por excesso de uso? Pode- se dizer que o excesso de treinos, ou, o volume de treinamentos (7 princípios de treinamento) e jogos no futebol profissional e a grande competitividade que existe dentro deste cenário, podem realmente ser a causa/ consequência das inúmeras lesões recentemente apresentadas por jogadores de todos os clubes do Brasil e no exterior. O presente trabalho foi realizado com intuito de mostrar para a sociedade a grande relevância das lesões em jogadores profissionais, as quais são muito graves e prejudiciais à saúde. Este assunto deve ser visto com mais cuidado por todos que