Lesão de pele
Enfermeiro
Concepção
Abordagem sobre anatomia e fisiologia da pele, classificação das feridas, processo fisiológico de cicatrização, cuidados de enfermagem e os tipos de curativos bem como, os aspectos fundamentais que norteiam os curativos e cuidados.
Objetivos
Objetivo Geral: Desenvolver no participante uma
reflexão crítica sobre seu papel enquanto profissional de saúde frente as lesões de pele e identificar os cuidados adequados para uma boa conduta de enfermagem. Objetivos específicos: Relembrar tipos de feridas,
mecanismo de cicatrização fisiológico, os tipos de curativos e as essenciais formas de prevenção de lesão de pele.
Impacto Social das Feridas
Desde os primórdios da humanidade até os dias atuais as lesões de pele constituem um problema de saúde para o ser humano pois, têm repercussões físicas associadas à dor, imobilidade e incapacidade psicoemocionais relacionadas à auto-estima, autoimagem; diminuição da qualidade de vida e o afastamento do convívio social.
(IRION, G. Feridas: Novas Abordagens, Manejo Clínico e Atlas em Cores. Ed
LAB São Paulo-SP. 2005)
Impacto Social e as Lesões de Pele
O envelhecimento da população aliado às transformações sociais, econômicas, demográficas e nutricionais ocorridas no Brasil durante o século XX, juntamente com o aumento das doenças crônicas, provocou modificações intensas no padrão de ocorrência das doenças da população, predispondo a aumentar as lesões epiteliais.
(TENÓRIO, E. B; BRAZ, M. A Intervenção do Enfermeiro como Diferencial de Qualidade no
Tratamento de Feridas. Revista Brasileira de Home Care, 2002).
Impacto Social e as Lesões de Pele
O contexto atual dos cuidados de saúde estima a nível mundial, no mínimo 300 milhões de feridas agudas; 100 milhões de feridas traumáticas e 20 milhões de feridas crônicas (úlceras arteriais, úlceras diabéticas, úlceras venosas, úlceras por pressão, dentre outras).
Impacto Social das